Image
_banner_tree

Compliance at SICPA (in Portuguese)

« A conformidade com a lei e a realização de negócios com integridade não são opcionais; elas são cruciais como base para a confiança, que é o cerne do que fazemos. » Philippe Amon, presidente e CEO
Linha Speak Up
A SICPA tem o compromisso de promover uma cultura de diálogo aberto e confiável, onde os funcionários podem expressar livremente suas opiniões, fazer perguntas e levantar preocupações.
Código de Conduta
Como uma empresa global que opera em um mundo desafiador, nossos comportamentos e a forma como fazemos negócios são sempre baseados nos valores da SICPA e em nossa missão de Enable Trust.

Código de Conduta 

Como uma empresa global que opera em um mundo desafiador, nossos comportamentos e a forma como fazemos negócios sempre se baseiam nos valores da SICPA e em nossa missão de Enable Trust.  

Código de Conduta da SICPA contém os princípios orientadores para nossos padrões de conduta comercial com base nesses valores, bem como nossos compromissos com o Pacto Global da ONU e com nossos funcionários, clientes, parceiros comerciais e comunidades. 

Este Código de Conduta é um guia para tudo o que fazemos porque amanhã, assim como hoje, somente o desempenho com integridade nos permitirá atingir nossas metas e sustentar esse sucesso para todas as partes interessadas. 

 
O Código se aplica à SICPA e suas subsidiárias e está disponível em vários idiomas.

Acesse o link abaixo para ler ou baixar uma cópia do Código de Conduta da SICPA.

Integridade e Compliance 

Visão geral

Na SICPA, todos nós trabalhamos arduamente para cumprir nosso propósito de possibilitar a confiança e expandir nossos negócios de forma sustentável, garantindo que não apenas cumpramos a lei, mas também conduzamos nossos negócios com integridade.

Acreditamos que a maneira como nos comportamos é tão importante para o nosso sucesso quanto a excelência dos produtos que fornecemos. A confiança que nossos clientes e parceiros comerciais depositam em nós depende de nossa integridade. Sem integridade, não pode haver confiança. 

Nossos Código de Conduta e políticas de Compliance são um reflexo de como fazemos negócios e como colocamos em prática os valores da SICPA. Espera-se que todo funcionário, executivo, diretor, indivíduo ou entidade que represente ou atenda aos interesses da empresa cumpra todas as leis e regulamentos aplicáveis às suas atividades para ou em nome da SICPA.
 

Políticas 

Nosso Código de Conduta e políticas de Compliance são um reflexo de como fazemos negócios e como colocamos em prática os valores da SICPA.  

Atingir o objetivo da SICPA de possibilitar a confiança é responsabilidade de todos. Só podemos conseguir isso trabalhando juntos, cumprindo todas as leis aplicáveis e seguindo nossas políticas internas.
Exigimos que todo funcionário, executivo, diretor, indivíduo ou entidade que represente ou atenda aos interesses da SICPA cumpra as políticas da SICPA aplicáveis às suas atividades. 

O Código de Conduta da SICPA e as Políticas Globais de Compliance são aprovados pelo Conselho de Administração e complementados por políticas adicionais ou procedimentos operacionais padrão. Eles são traduzidos para vários idiomas e estão facilmente disponíveis para todos os funcionários.
 

Código de Conduta da SICPA

Nosso Código de Conduta da SICPA, totalmente renovado, fornece uma bússola comportamental que descreve a maneira como a SICPA deseja conduzir os negócios com integridade, como a empresa está comprometida com seus funcionários e partes interessadas e o que se espera de cada pessoa na SICPA. 

Ele contém os princípios orientadores de nossos padrões de conduta comercial com base em nossos valores e compromissos com o Pacto Global da ONU e com nossos funcionários, clientes, parceiros comerciais e comunidades.
 

Política global anticorrupção

A Política Global Anticorrupção da SICPA garante nosso compromisso de cumprir todas as leis anticorrupção relevantes e as melhores práticas internacionais para evitar a corrupção. Ela descreve a abordagem da SICPA em relação a doações e patrocínios, presentes e entretenimento, hospitalidade e viagens, interações com funcionários do governo, dinheiro em espécie e pagamentos de facilitação. Ela detalha as regras e os princípios que os funcionários e outras pessoas que atuam em nome da SICPA devem seguir e aderir.

A Política Global Anticorrupção da SICPA detalha nosso compromisso com o cumprimento das leis anticorrupção e das melhores práticas internacionais para evitar a corrupção

Política global de controle do comércio exterior

A natureza global dos negócios da SICPA significa que muitas de nossas operações podem estar sujeitas a Controles de Comércio Exterior ("FTCs"), as leis nacionais e internacionais que regulam sanções econômicas e controles de exportação.

A Política de Controle de Comércio Global da SICPA estabelece as diretrizes que a empresa deve seguir para garantir a conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis que regem as restrições ao comércio internacional, em particular aquelas impostas pela Suíça, pela UE e pelos EUA. 

A Política Global de Controle de Comércio Exterior da SICPA é o nosso guia para estar em conformidade  com as leis de exportação e regulamentos de sanções aplicáveis. 

Política de Direito Concorrencial Global

Como uma empresa global, a SICPA deve cumprir as leis e regulamentos nacionais e internacionais que regem as questões de concorrência nos vários países em que opera e deve manter altos padrões de integridade em suas transações comerciais.

A Política Global de Direito da Concorrência da SICPA regulamenta o compromisso da empresa de conduzir seus negócios em total conformidade com as leis de concorrência em todo o mundo e de preservar o sistema competitivo e de livre iniciativa que é a base da economia de livre mercado.

A Política Global de Direito da Concorrência da SICPA garante que todos os funcionários da SICPA e qualquer pessoa que atue em nome da SICPA cumpram as leis de concorrência aplicáveis.
 

Código de Conduta do Fornecedor da SICPA


A SICPA é responsável por garantir que os produtos e serviços da SICPA sejam produzidos em uma cadeia de valor que atenda aos padrões internacionais.  Este Código de Conduta do Fornecedor resume as expectativas da SICPA, especialmente nas áreas de ética comercial, trabalho, confidencialidade, conformidade de produtos e continuidade dos negócios.


O Código de Conduta do Fornecedor da SICPA aborda todas as questões relacionadas a toda a cadeia de suprimentos de nossos produtos e serviços
 

Certificações

Como parte de nosso compromisso com a melhoria contínua, realizamos análises internas e buscamos certificações independentes do nosso Programa de Compliance para garantir sua eficácia. Fazemos alterações em nossas políticas e em nosso treinamento para refletir os aprendizados e as tendências. 

O Programa de Compliance da SICPA inclui uma série de Testes de Conformidade integrados que avaliam sua eficácia e identificam oportunidades locais de melhoria. A empresa também realiza auditorias independentes regulares em todo o mundo com o mesmo objetivo.

 

ISO 37001 - Sistema de Gestão Antissuborno

A SICPA tem orgulho de estar entre as primeiras em seu setor a receber a certificação ISO 37001:2016. A norma de Sistemas de Gestão Antissuborno, baseada em práticas recomendadas reconhecidas internacionalmente, abrange o estabelecimento, a implementação, a manutenção, a revisão e o aprimoramento de sistemas de gestão antissuborno e todas as políticas, procedimentos e documentos de conformidade relacionados.

Para obter mais informações, acesse:  ISO 37001

A ISO 37001:2016 fornece orientação e detalha os requisitos para estabelecer, implementar, manter, revisar e melhorar os sistemas de gestão antissuborno. 

BnEI - Iniciativa de Ética em Cédulas de Crédito

A Banknote Ethics Initiative (BnEI) é uma iniciativa criada para promover práticas comerciais éticas no setor de cédulas bancárias, com foco na prevenção da corrupção e no cumprimento das leis antitruste. A manutenção de altos padrões éticos em todo o setor de cédulas é essencial para garantir que nossos clientes e outras partes interessadas tenham confiança de que os padrões que aplicamos em nossas práticas são irrepreensíveis.

Para obter mais informações, acesse:  BnEI

Certificado BnEI A Iniciativa de Ética em Cédulas de Crédito (BnEIpromove práticas comerciais éticas no setor de cédulas bancárias, com foco na prevenção da corrupção e na conformidade com as leis antitruste. (certificado)

Programa de Compliance 

1. Organização de compliance


A SICPA tem uma função central de Compliance, focada globalmente na prevenção da corrupção, na lei da concorrência e na conformidade com os controles de comércio exterior, liderada por um Group Compliance Officer que se reporta diretamente ao CEO e ao Presidente do Comitê de Auditoria e age independentemente dos negócios. Isso permite que uma estrutura organizacional supervisione e melhore os processos, com o apoio de uma rede de Business Compliance Ambassadors (Embaixadores de Conformidade Empresarial) em todo o mundo.
 

2. Treinamento, comunicação e aconselhamento contínuo


Todos os funcionários da SICPA, incluindo gerentes e a equipe de liderança, são treinados periodicamente em tópicos relacionados à compliance. Alguns funcionários recebem treinamento mais intensivo devido à sua função e exposição a riscos, e todos os novos funcionários devem passar por um treinamento obrigatório de compliance como parte de sua integração. 

A comunicação interna e externa é parte integrante do programa de compliance da SICPA. A SICPA tem um Portal de Compliance interno dedicado, e notícias e informações críticas são publicadas na página inicial da Intranet da SICPA. O Portal de Compliance também publica boletins informativos periódicos e realiza diferentes campanhas de comunicação para informar e promover a conscientização.


3. Gerenciamento de terceiros


A SICPA tem desenvolvido continuamente seu Sistema de Gestão de Terceiros para gerenciar de forma holística os terceiros que atuam em nosso nome, e temos um processo rigoroso para gerenciar e mitigar riscos potenciais. Seu envolvimento está sujeito a um processo completo de due diligence de integridade antes da integração. Eles recebem treinamento regular e dedicado sobre compliance e são obrigados a enviar uma Declaração Anual de Compliance. Outras auditorias são realizadas por empresas de auditoria externa.

Todos os terceiros devem obedecer às políticas da SICPA e os fornecedores devem concordar em cumprir o Código de Conduta do Fornecedor da SICPA. Temos uma política de tolerância zero para condutas antiéticas.


4. Denúncias confidenciais e investigação interna


A SICPA leva muito a sério sua responsabilidade de investigar possíveis condutas impróprias, sejam elas identificadas no curso normal dos negócios, relatadas por meio da linha Speak Up ou descobertas de alguma outra forma.
Um processo específico está em vigor para garantir que a investigação seja conduzida de maneira profissional, de acordo com as regras e leis pertinentes, e cuidadosamente monitorada para garantir uma oportuna solução e documentação das descobertas.

Nos casos em que a irregularidade é confirmada, a SICPA se compromete a realizar uma análise da causa principal da má conduta e a tomar as medidas disciplinares apropriadas contra os envolvidos.
 

Contato

Se você tiver alguma dúvida, por favor entre em contato com [email protected]
Você também pode se dirigir a Andre Luiz Anet, Diretor Geral da SICPA Brasil  

+55 21 3030-2570 - And%72e.An%[email protected] " rel="nofollow">Email Contact