Back to top

LINHA
SPEAK UP

Você está ciente ou tem alguma preocupação com violações ou suspeitas de violação do Código de Conduta Comercial da SICPA ou qualquer outra regulamentação? 

A SICPA tem uma política de tolerância zero para violações do Código de Conduta Comercial e de outros regulamentos. Assim, a SICPA incentiva os funcionários e outras partes interessadas a relatar quaisquer preocupações que possam ter. 

Se você estiver nessa situação, entre em contato com a equipe administrativa da SICPA por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Se você não estiver confortável com estes canais, você poderá utilizar a "Linha Speak Up", que é confidencial e consiste em uma caixa de e-mail e uma linha telefônica, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. A Linha Speak Up está disponível em vários idiomas.

A Linha Speak Up é gerenciada por um provedor de serviços independente e seu endereço IP ou número de telefone não é rastreado. O Chief Compliance Officer da SICPA analisa todos os relatos recebidos e encaminha quaisquer casos comprovados de má conduta à gerência para ação apropriada. 


A SICPA tem uma política de não retaliação e não aceitará retaliações contra aqueles que tenham feito relatos de boa fé.


Favor observar:

Advertência. Isto não é um mecanismo para relatar uma situação de emergência. 
Se o relato não atender aos critérios da Linha Speak Up, todo o seu relato será encaminhado, após uma revisão completa, ao departamento responsável (por exemplo, RH) na SICPA para processamento local. Desta forma, suas suspeitas podem ser investigadas a nível local. Suas informações também serão tratadas de forma confidencial por essas partes.

Observe que, por razões legais, a Linha Speak Up não pode processar relatos que não contenham indicações concretas. A SICPA leva a sério os relatos feitos através deste sistema. Não inclua intencionalmente informações falsas ou enganosas em seu relato. O fornecimento intencional de informações falsas ou enganosas pode resultar em responsabilidade civil ou criminal.


Informações sobre a linha Speak Up 


Nossa Linha Speak Up é um instrumento importante para uma boa governança corporativa. Ela permite que as violações às leis e regras internas sejam identificadas com antecedência, para que possamos investigá-las sem demora e remediar qualquer má conduta comprovada. Se não forem tratadas, as violações às leis e regras internas podem causar sérios danos à empresa, a seus funcionários e parceiros comerciais, assim como ao público em geral.

Se você tiver indicações concretas de violações de alto risco em conexão com o Grupo SICPA ou seus funcionários, você pode utilizar a "Linha Speak Up". Ela oferece aos funcionários e às pessoas de fora da SICPA um canal para a relatos de possíveis má conduta. A Linha Speak Up está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em 15 idiomas.


Em especial, as ofensas que representam um alto risco para a empresa incluem:

  • Condutas de Corrupção, antitruste e lavagem de dinheiro
  • Roubo, fraude, enriquecimento injusto de objeto ou montante significativo 
  • Graves danos ao bem-estar físico ou mental
  • Casos graves de assédio sexual, discriminação e racismo
  • Violações penais das regras de proteção de dados
  • Violações contábeis com um impacto significativo 
  • Violações graves em relação às especificações de engenharia e/ou à segurança técnica
  • Violações dos direitos humanos (por exemplo, violação dos princípios do Pacto Global da ONU ou da legislação moderna sobre escravidão)
  • Violações graves em relação aos regulamentos ambientais
  • Violações dos controles de exportação ou sanções comerciais
  • Violações graves da integridade da Linha Speak Up (por exemplo, violação grave do anonimato do denunciante ou das obrigações decorrentes do relato)
  • Outras violações que resultam em perdas significativas para a empresa 
  • Violações que poderiam prejudicar seriamente a reputação da empresa
  • Graves violações dos acordos internos do grupo em detrimento dos funcionários


Aqui você tem a oportunidade de descrever com mais detalhes sua suspeita de um risco maior. É aconselhável fornecer informações de contato (por exemplo, endereço de e-mail ou número de telefone) caso haja alguma dúvida. Suas informações serão tratadas confidencialmente, e você também pode enviar seu relato por meio da "Linha Speak Up" de forma anônima. 

Se estiver fora da Suíça, aplicam-se os requisitos legais locais. A conformidade com os regulamentos locais será verificada pelo Departamento de Conformidade antes do processamento de um relato. Os critérios de responsabilidade podem variar de acordo com as exigências legais locais. Esta revisão será realizada após o recebimento de um relato pelos gerentes de casos da Linha Speak Up.